30 de outubro de 2012

A ARTE E A NATUREZA - Trabalhando como Frans Krajcberg


             Duas guerras marcam de forma indelével a vida de Frans Krajcberg. O artista plástico polonês chegou ao Brasil, em 1950, fugindo dos horrores do holocausto – toda a sua família foi assassinada –, mas logo envolveu-se em outra causa, a devastação das florestas.
            Ele consagrou-se mundo afora ao modelar árvores derrubadas, troncos e galhos aparentemente sem vida que, unidos pelo olhar e a engenharia artística de um mestre, renascem em esculturas singulares.
             O trabalho desenvolvido por Krajcberg, além de ser um olhar bastante poético, especialmente sobre a natureza, propõe uma reflexão sobre as principais questões ecológicas.
            Os alunos do 6º Ano criaram algumas esculturas com matéria prima da própria natureza.

Eloisa M. Binello  6º ano C    

1-“Eu adorei trabalhar o artista Frans Krajcberg , as esculturas dele são muito bem pensadas, mirabolantes, na minha opinião . A professora nos pediu uma escultura e eu feito boba não sabia o que fazer...Mas caminhando fui surpreendida por uma casca de árvore que transformei em arte...”


Ronaldo Lara dos Santos  6º ano C  

2-”Frans Krajcberg é um grande artista que é contra as queimadas, ele nasceu na Polônia correu para o Brasil fugindo. Eu escolhi fazer uma cobra comendo uma minhoca porque os grandes sempre ganham dos pequenos.”


3 -'' Krajcberg não é um artista normal ele pensa diferente. Pensa que devemos cuidar da natureza! “Mostrou isso nas suas esculturas.”

Luana Marian dos Santos  6º  ano C 

4- Helio Ribas  Junior   6º  ano C   

“Minha escultura eu fiz com a ajuda de minha família, e todos pensavam que eu ia tirar um 8,5 e eu tirei 9,5. Fiquei muito emocionado, agora posso chegar em casa e falar para minha família que eu tirei um 10,0! A minha família estava muito preocupada comigo. Eu  quero ser igual ao Frans Krajcberg  um artista famoso. As esculturas dele são muito bonitas!”

5-JOICE DUARTE  6º ANO A -

”Os  trabalhos de Frans Krajcberg são muito bonitos ,ele faz quadros com restos que a natureza jogou fora e não vai mais ocupar. Ele denuncia as queimadas como se estivesse falando : PAREM DE QUEIMAR! VOCÊS PRECISAM DAS ÁRVORES QUE QUEIMAM !Se destruir a natureza não há sobrevivência das pessoas.
     Ele quer acabar com a destruição das matas, por isso as esculturas mostram de vários tipos que temos que acabar com as queimadas no Brasil. Ele usa as cores preto e vermelho para mostrar a cor do sofrimento que ele passou na aldeia dele chamada Polônia, é como uma marca na pele.”













Professora Lucélia Rodrigues da Veiga -  Graduada em Artes Visuais – Especialização em Arte e Ensino da Arte

29 de outubro de 2012

Cinema

Os alunos da EBM Santo Antônio também participaram da II Mostra de Cinema Itinerante na Associação do Banco do Brasil.
Confira Algumas imagens cedidas pela professora Karina:














27 de outubro de 2012

MÚSICA NA SALA DE AULA


A música é uma modalidade dentro da disciplina de Arte onde o objetivo não é de formar músicos, mas de desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração entre os alunos. Portanto para ensinar música na sala de aula o professor não precisa ser necessariamente músico.
Com o objetivo de apresentar a música como conteúdos foram realizadas aulas diferenciadas com os alunos do 5º ano, onde os mesmos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da historia da musica e de alguns instrumentos, participaram de jogos musicais e puderam confeccionar dois instrumentos:

O ganzá considerado um instrumento de percussão utilizado no samba e outros ritmos brasileiros.
O tarol que também é considerado um instrumento de percussão da família da caixa com afinação mais aguda.

Pensando em instigar os alunos para o conhecimento musical e junto preservar a natureza, os alunos confeccionaram seus instrumentos com materiais alternativos.

Professora Rosane Rodrigues dos Santos - Formação: Licenciatura Plena em Artes Visuais/ Especialização em andamento :Metodologia do Ensino da Arte.







25 de outubro de 2012

EBM SANTO ANTÔNIO PARTICIPA DA XV OBA- Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica


No dia 24 de outubro a EBM Santo Antônio realizou a Solenidade de entrega de Certificados e Medalhas da XV OBA. Participaram 170 alunos, nos níveis 1, 2 e 3 – 1º, 2º, 3º e 5º Anos e 8ª Séries. Dessas, 32 receberam medalhas  (8 de ouro, 13 de prata e 11 de bronze), isto é, quase 20% dos alunos.
A professora Lucia Panisson, responsável pela Olimpíada na Escola, atribui esse resultado surpreendente ao entusiasmo, estímulo, boa vontade e conhecimento dos alunos, mas principalmente pela dedicação, disponibilidade e comprometimento de toda a Comunidade Escolar.

PARABÉNS A TODOS OS PARTICIPANTES.

Professora Lúcia Panisson: Formação: Licenciatura Plena em Geografia/ Especialização em Gestão Escolar

Medalhistas Matutino

Medalhistas Vespertino

Medalha OURO Matutino

Medalha OURO Vespertino