ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Orientações/sugestões

Aos Pais, Responsáveis, Professores e Alunos

        O Atendimento Educacional Especializado – AEE é um serviço da Educação Especial, de caráter complementar ou suplementar à formação dos alunos no ensino regular, voltado para a formação dos alunos com: Deficiência Intelectual, Altas Habilidades e Superdotação, Transtorno do Espectro Autista (TEA, Síndrome de Asperger, Síndrome de Rett, Transtornos Globais do Desenvolvimento), Deficiência Auditiva, Deficiência Visual (Baixa visão), Deficiência Física, Deficiência Múltipla e Surdocegueira, considerando as suas necessidades específicas de forma a promover acesso, participação e interação nas atividades escolares.

      Umas das funções do AEE é facilitar a comunicação do aluno, para que expresse seus desejos, opiniões, consiga interagir satisfatoriamente com o meio em que vive. E, para que isso aconteça, é necessário escolher meios, materiais e atividades adequadas, que considerem suas potencialidades e áreas que necessitam maior desenvolvimento.
Para continuar contribuindo com o aprendizado dos alunos do AEE, nesse momento em que os atendimentos presenciais estão temporariamente suspensos, serão planejadas atividades (de acordo com as deficiências e limitações de cada um), as quais serão disponibilizadas semanalmente no blog Conexão Fraiburgo Escola. Tais atividades são sugestões aos professores e família. 
Contudo, havendo a necessidade de outras adaptações de materiais relacionados a conteúdos didáticos trabalhados, a Equipe do AEE, ficará a disposição dos professores, que poderão contatar o professor do AEE de sua escola, para juntos tirar dúvidas e elaborarem atividades, de acordo com o nível de desenvolvimento do aluno.
       Por fim, salientamos que serão disponibilizadas atividades somente para o público-alvo \ alunos que já recebiam atendimento presencial do AEE. Não serão postadas atividades para alunos com quadros diagnósticos de Deficiência Visual, Surdocegueira, Deficiência Física, Deficiência Múltipla, Deficiência Intelectual Grave e Profunda; em razão de não termos alunos matriculados na rede municipal de ensino ou de estarem em acompanhamento em outras instituições.



DESCRIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO DO 
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

    1. Deficiência Intelectual: A deficiência intelectual é diagnosticada quando o indivíduo apresenta um funcionamento intelectual significativamente inferior à média, acompanhado de limitações significativas no funcionamento adaptativo em, pelo menos, duas das seguintes áreas de habilidades: Comunicação; Autocuidados; Vida doméstica; Habilidades sociais/interpessoais; Uso de recursos comunitários; Autossuficiência; Habilidades acadêmicas; Trabalho; Lazer e Saúde e segurança. A Classificação Internacional das Doenças, da Organização Mundial da Saúde (CID-10, 1998), define e classifica a DI em 4 níveis, considerando os resultados nos testes de quociente de inteligência (QI) e na capacidade funcional da pessoa: Deficiência intelectual leve (QI entre 50-69), Deficiência intelectual moderada (QI entre 35-49), Deficiência intelectual grave (QI entre 20-40) e Deficiência intelectual profunda (QI abaixo de 20).
    2. Deficiência Física: São complicações que levam à limitação da mobilidade e da coordenação geral, podendo também afetar a fala, em diferentes graus. As causas são variadas - desde lesões neurológicas e neuromusculares até má-formação congênita - ou condições adquiridas, como hidrocefalia (acúmulo de líquido na caixa craniana) ou paralisia cerebral. Os principais tipos de deficiência física, segundo o Decreto nº 3.298 de 20 de dezembro de 1999, são: paraplegia, perda total das funções motoras dos membros inferiores; tetraplegias, perda total da função motora dos quatro membros e hemiplegia, perda total das funções motoras de um hemisfério do corpo. Ainda são consideradas as amputações, os casos de paralisia cerebral e as ostomias (aberturas abdominais para uso de sondas).
    3. Deficiência Visual: A deficiência visual é definida como a perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da visão. O nível de acuidade visual pode variar, o que determina dois grupos de deficiência: Cegueira – há perda total da visão ou pouquíssima capacidade de enxergar, o que leva a pessoa a necessitar do Sistema Braille como meio de leitura e escrita. Baixa Visão ou visão subnormal – caracteriza-se pelo comprometimento do funcionamento visual dos olhos, mesmo após tratamento ou correção. As pessoas com baixa visão podem ler textos impressos ampliados ou com uso de recursos óticos especiais.
    4. Deficiência Auditiva: Existem diversos graus e tipos de perda auditiva, que vão de leve a profunda. Segundo as legislações vigentes, o portador de deficiência auditiva é aquele que possui perda auditiva bilateral, a partir do grau moderado, já o indivíduo surdo, é aquele que além de ter uma grande deficiência auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente por meio do uso de Libras (Língua Brasileira de Sinais). 
    5. Deficiência Múltipla: A deficiência múltipla é uma associação de duas ou mais deficiências primárias como física, mental, visual ou auditiva, no mesmo indivíduo. As pessoas com deficiência múltipla apresentam comprometimento que causam atrasos no desenvolvimento, na aprendizagem e na capacidade administrativa. De acordo com Política Nacional de Educação Especial (PNEE) a deficiência múltipla é uma “associação, no mesmo indivíduo, de duas ou mais deficiências primárias (mental/ visual/auditiva/física) com comprometimento que acarretam atrasos no desenvolvimento global e na capacidade adaptativa (MEC,1994).
    6. Surdocegueira: A surdocegueira é a deficiência, em diversos graus, dos sentidos de audição e visão; isto é, o surdo-cego pode ver ou ouvir em pequenos níveis, dependendo do caso.
    7. Transtorno do Espectro Autista: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento infantil caracterizado por déficits persistentes na comunicação e interação social; padrões restritos e repetitivos de comportamentos, interesses ou atividades; podendo ainda apresentar sensibilidades sensoriais. Estão inclusos nesse público, alunos com diagnóstico de Síndrome de Asperger, Síndrome de Rett e Transtorno Global do Desenvolvimento.
    8. Altas Habilidades \ Superdotação: A Política Nacional de Educação Especial (1994) define como portadores de altas habilidades / superdotados os educandos que apresentarem notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual geral; aptidão acadêmica específica; pensamento criativo ou produtivo; capacidade de liderança; talento especial para artes e capacidade psicomotora. Alunos podem ter desempenho expressivo em algumas áreas, médio ou baixo em outras, dependendo do tipo de alta habilidade/superdotação. 

                                  Atenciosamente,
Equipe do Atendimento Educacional Especializado – AEE

                                                               Adriana Justimiano Tóffoli
Edna Aparecida Vieira Padilha
Juliana Aparecida de Oliveira Couto
Juliane Teresinha Cordeiro
Simone Dafrosa Kleinjohann


PARTE I - SEMANA DE 08 A 12 DE JUNHO



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TEA Nível I  - Clique aqui

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PARTE II - SEMANA DE 15 A 19 DE JUNHO


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