Aos Pais, Responsáveis, Professores e Alunos
O Atendimento Educacional Especializado – AEE é um serviço da Educação Especial, de caráter complementar ou suplementar à formação dos alunos no ensino regular, voltado para a formação dos alunos com: Deficiência Intelectual, Altas Habilidades e Superdotação, Transtorno do Espectro Autista (TEA, Síndrome de Asperger, Síndrome de Rett, Transtornos Globais do Desenvolvimento), Deficiência Auditiva, Deficiência Visual (Baixa visão), Deficiência Física, Deficiência Múltipla e Surdocegueira, considerando as suas necessidades específicas de forma a promover acesso, participação e interação nas atividades escolares.
Umas das funções do AEE é facilitar a comunicação do aluno, para
que expresse seus desejos, opiniões, consiga interagir satisfatoriamente
com o meio em que vive. E, para que isso aconteça, é necessário
escolher meios, materiais e atividades adequadas, que considerem suas
potencialidades e áreas que necessitam maior desenvolvimento.
Para
continuar contribuindo com o aprendizado dos alunos do AEE, nesse
momento em que os atendimentos presenciais estão temporariamente
suspensos, serão planejadas atividades (de acordo com as deficiências e
limitações de cada um), as quais serão disponibilizadas semanalmente no
blog Conexão Fraiburgo Escola. Tais atividades são sugestões aos
professores e família.
Contudo,
havendo a necessidade de outras adaptações de materiais relacionados a
conteúdos didáticos trabalhados, a Equipe do AEE, ficará a disposição
dos professores, que poderão contatar o professor do AEE de sua escola,
para juntos tirar dúvidas e elaborarem atividades, de acordo com o nível
de desenvolvimento do aluno.
Por fim, salientamos que serão disponibilizadas atividades somente
para o público-alvo \ alunos que já recebiam atendimento presencial do
AEE. Não serão postadas atividades para alunos com quadros diagnósticos
de Deficiência Visual, Surdocegueira, Deficiência Física, Deficiência
Múltipla, Deficiência Intelectual Grave e Profunda; em razão de não
termos alunos matriculados na rede municipal de ensino ou de estarem em
acompanhamento em outras instituições.
DESCRIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO DO
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
1. Deficiência Intelectual: A
deficiência intelectual é diagnosticada quando o indivíduo apresenta um
funcionamento intelectual significativamente inferior à média,
acompanhado de limitações significativas no funcionamento adaptativo em,
pelo menos, duas das seguintes áreas de habilidades: Comunicação;
Autocuidados; Vida doméstica; Habilidades sociais/interpessoais; Uso de
recursos comunitários; Autossuficiência; Habilidades acadêmicas;
Trabalho; Lazer e Saúde e segurança. A Classificação Internacional das
Doenças, da Organização Mundial da Saúde (CID-10, 1998), define e
classifica a DI em 4 níveis, considerando os resultados nos testes de
quociente de inteligência (QI) e na capacidade funcional da pessoa:
Deficiência intelectual leve (QI entre 50-69), Deficiência intelectual
moderada (QI entre 35-49), Deficiência intelectual grave (QI entre
20-40) e Deficiência intelectual profunda (QI abaixo de 20).
2. Deficiência Física:
São complicações que levam à limitação da mobilidade e da coordenação
geral, podendo também afetar a fala, em diferentes graus. As causas são
variadas - desde lesões neurológicas e neuromusculares até má-formação
congênita - ou condições adquiridas, como hidrocefalia (acúmulo de
líquido na caixa craniana) ou paralisia cerebral. Os principais tipos de
deficiência física, segundo o Decreto nº 3.298 de 20 de dezembro de
1999, são: paraplegia, perda total das funções motoras dos membros
inferiores; tetraplegias, perda total da função motora dos quatro
membros e hemiplegia, perda total das funções motoras de um hemisfério
do corpo. Ainda são consideradas as amputações, os casos de paralisia
cerebral e as ostomias (aberturas abdominais para uso de sondas).
3. Deficiência Visual: A
deficiência visual é definida como a perda total ou parcial, congênita
ou adquirida, da visão. O nível de acuidade visual pode variar, o que
determina dois grupos de deficiência: Cegueira – há perda total da visão
ou pouquíssima capacidade de enxergar, o que leva a pessoa a necessitar
do Sistema Braille como meio de leitura e escrita. Baixa Visão ou visão
subnormal – caracteriza-se pelo comprometimento do funcionamento visual
dos olhos, mesmo após tratamento ou correção. As pessoas com baixa
visão podem ler textos impressos ampliados ou com uso de recursos óticos
especiais.
4. Deficiência Auditiva:
Existem diversos graus e tipos de perda auditiva, que vão de leve a
profunda. Segundo as legislações vigentes, o portador de deficiência
auditiva é aquele que possui perda auditiva bilateral, a partir do grau
moderado, já o indivíduo surdo, é aquele que além de ter uma grande
deficiência auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de
experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente por meio
do uso de Libras (Língua Brasileira de Sinais).
5. Deficiência Múltipla:
A deficiência múltipla é uma associação de duas ou mais deficiências
primárias como física, mental, visual ou auditiva, no mesmo indivíduo.
As pessoas com deficiência múltipla apresentam comprometimento que
causam atrasos no desenvolvimento, na aprendizagem e na capacidade
administrativa. De acordo com Política Nacional de Educação Especial
(PNEE) a deficiência múltipla é uma “associação, no mesmo indivíduo, de
duas ou mais deficiências primárias (mental/ visual/auditiva/física) com
comprometimento que acarretam atrasos no desenvolvimento global e na
capacidade adaptativa (MEC,1994).
6. Surdocegueira: A
surdocegueira é a deficiência, em diversos graus, dos sentidos de
audição e visão; isto é, o surdo-cego pode ver ou ouvir em pequenos
níveis, dependendo do caso.
7. Transtorno do Espectro Autista: O
Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do
neurodesenvolvimento infantil caracterizado por déficits persistentes na
comunicação e interação social; padrões restritos e repetitivos de
comportamentos, interesses ou atividades; podendo ainda apresentar
sensibilidades sensoriais. Estão inclusos nesse público, alunos com
diagnóstico de Síndrome de Asperger, Síndrome de Rett e Transtorno
Global do Desenvolvimento.
8. Altas Habilidades \ Superdotação:
A Política Nacional de Educação Especial (1994) define como portadores
de altas habilidades / superdotados os educandos que apresentarem
notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes
aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual geral; aptidão
acadêmica específica; pensamento criativo ou produtivo; capacidade de
liderança; talento especial para artes e capacidade psicomotora. Alunos
podem ter desempenho expressivo em algumas áreas, médio ou baixo em
outras, dependendo do tipo de alta habilidade/superdotação.
Atenciosamente,
Equipe
do Atendimento Educacional Especializado – AEE
Adriana Justimiano Tóffoli
Edna Aparecida Vieira Padilha
Juliana Aparecida de Oliveira Couto
Juliane Teresinha Cordeiro
Simone Dafrosa Kleinjohann
PARTE I - SEMANA DE 08 A 12 DE JUNHO
Atividades Altas Habilidades / Superdotação - Clique aqui
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TEA Nível I - Clique aqui
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PARTE II - SEMANA DE 15 A 19 DE JUNHO
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