30 de outubro de 2012

A ARTE E A NATUREZA - Trabalhando como Frans Krajcberg


             Duas guerras marcam de forma indelével a vida de Frans Krajcberg. O artista plástico polonês chegou ao Brasil, em 1950, fugindo dos horrores do holocausto – toda a sua família foi assassinada –, mas logo envolveu-se em outra causa, a devastação das florestas.
            Ele consagrou-se mundo afora ao modelar árvores derrubadas, troncos e galhos aparentemente sem vida que, unidos pelo olhar e a engenharia artística de um mestre, renascem em esculturas singulares.
             O trabalho desenvolvido por Krajcberg, além de ser um olhar bastante poético, especialmente sobre a natureza, propõe uma reflexão sobre as principais questões ecológicas.
            Os alunos do 6º Ano criaram algumas esculturas com matéria prima da própria natureza.

Eloisa M. Binello  6º ano C    

1-“Eu adorei trabalhar o artista Frans Krajcberg , as esculturas dele são muito bem pensadas, mirabolantes, na minha opinião . A professora nos pediu uma escultura e eu feito boba não sabia o que fazer...Mas caminhando fui surpreendida por uma casca de árvore que transformei em arte...”


Ronaldo Lara dos Santos  6º ano C  

2-”Frans Krajcberg é um grande artista que é contra as queimadas, ele nasceu na Polônia correu para o Brasil fugindo. Eu escolhi fazer uma cobra comendo uma minhoca porque os grandes sempre ganham dos pequenos.”


3 -'' Krajcberg não é um artista normal ele pensa diferente. Pensa que devemos cuidar da natureza! “Mostrou isso nas suas esculturas.”

Luana Marian dos Santos  6º  ano C 

4- Helio Ribas  Junior   6º  ano C   

“Minha escultura eu fiz com a ajuda de minha família, e todos pensavam que eu ia tirar um 8,5 e eu tirei 9,5. Fiquei muito emocionado, agora posso chegar em casa e falar para minha família que eu tirei um 10,0! A minha família estava muito preocupada comigo. Eu  quero ser igual ao Frans Krajcberg  um artista famoso. As esculturas dele são muito bonitas!”

5-JOICE DUARTE  6º ANO A -

”Os  trabalhos de Frans Krajcberg são muito bonitos ,ele faz quadros com restos que a natureza jogou fora e não vai mais ocupar. Ele denuncia as queimadas como se estivesse falando : PAREM DE QUEIMAR! VOCÊS PRECISAM DAS ÁRVORES QUE QUEIMAM !Se destruir a natureza não há sobrevivência das pessoas.
     Ele quer acabar com a destruição das matas, por isso as esculturas mostram de vários tipos que temos que acabar com as queimadas no Brasil. Ele usa as cores preto e vermelho para mostrar a cor do sofrimento que ele passou na aldeia dele chamada Polônia, é como uma marca na pele.”













Professora Lucélia Rodrigues da Veiga -  Graduada em Artes Visuais – Especialização em Arte e Ensino da Arte

Nenhum comentário:

Postar um comentário