18 de abril de 2011

E se eu fosse Pedro Álvares Cabral?

Durante a aula na Sala Informatizada, os alunos do 5º Ano B com a orientação da professora Milene imaginaram-se sendo Cabral comandando sua caravela e chegando ao Brasil através da atividade: NAVEGAR É PRECISO.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/datas_brasil/navegar_presciso.swf 

Os alunos interagem durante o jogo precisando resolver desafios. Ao final precisam realizar um Diário de Bordo de suas aventuras  durante a navegação. O resultado de seus Diários estará postado nos comentários a seguir.Vale a pena conferir...


18 comentários:

  1. Vinnicius - 5° Ano B19 de abril de 2011 às 13:51

    Em minha viagem eu e meus tripulantes enfrentamos muitas tempestades sofremos com o calor, fome, frio e doenças. Alguns homes morreram de fome e frio, e outros de doenças mas depois de sofrer tanto achamos o Brasil uma terra linda. Valeu o sofrimento.

    ResponderExcluir
  2. Eu e meus tripulantes sempre limpamos a caravela
    para não aparecer doenças pois os e homens poderiam morrer.
    Finalmente em 22 de abril de 1500 chegamos ao Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Larrissa Ribeiro 5 ano B19 de abril de 2011 às 13:56

    Quando eu, e meus tripulantes fomos navegar com nossa caraveela tivemos bons momentos ,jogamos, brincamos. Mas passamos por uma terrível tempestade, e nesse período passamos fome, sede e alguns pegaram sérias doenças. Mas chegamos enfim ao nosso destino.

    ResponderExcluir
  4. Everton e Jonathan 5º Ano B19 de abril de 2011 às 13:57

    Eu e meus tripulantes saímos em busca de uma linda Terra. Durante a viagem passamos fome, frio, calor, alguns morreram com graves doenças. Mas também nos divertimos muito, jogando bbaralho nos dias de folga. Em 22 de abril de 1500 descobrimos o Brasil e encontramos uma terra linda cheia de índios e natureza.

    ResponderExcluir
  5. Eduardo e Kaio 5ºAno B19 de abril de 2011 às 13:58

    Em minha viagem passamos fome,sede,calor e meus homens as vezes morriam de algumas doenças como:anemia,febre-amarela... Mas tivemos ótimos momentos pois nós jogavamos baralho,e um dia nós estavamos indo para a Índia e no dia 22 de abril 1500 nós descobrimos o Brasil.

    ResponderExcluir
  6. João Marcelo - 5º Ano B19 de abril de 2011 às 14:00

    Um dia minha caravela ancorou numa
    linda ilha . Lá nós nos deliciamos comemdo
    frutas saborosas e jogamos barralho .
    Estou mandando esta carta pois encontramos o Brasil no dia 22 de abril de 1500.


    De : Pedro Alvares Cabral.

    ResponderExcluir
  7. Era muito dificil porque nós não sabíamos que iríamos enfrentar uma tempestade muito grande,e também meus homes morriam, mas era divertido jogávamos baralho.
    Quando chegamos ficamos,felizes porque descobrimos o Brasil em 1.500 então disse:_ A nossa viagem terminou.

    ResponderExcluir
  8. Thiago Ribeiro ano B19 de abril de 2011 às 14:03

    Aluno Thiago

    Em minha viagen alguns tripulan
    tes ficaran doentes, muita tempestade, passamos fome sede. Até encontrar um belo continente, com muitas terras e riquezas, onde decidimos morar e chamar de Brasil.

    ResponderExcluir
  9. Tinham muitas doenças durante a viagem , e eles estavam com fome e sede, os meus tripulantes não aguentavam mais, de tanta dor e tristeza. Tinham muitos obstáculos, nós passamos por muitos nevoeiros, e não conseguíamos enxergar, e nos dias de calor ,jogamos baralho .Era muito legal navegar .Um dia depois ,de tanta dor tritesa e cançaso, nós encontramos o BRASIL, e nós ficamos alegres de ter encontrado.

    ResponderExcluir
  10. Jaqueline - 5º Ano B19 de abril de 2011 às 14:10

    Em minha viagem como PEDRO Álvares Cabral podemos perceber que eles correm grandes perigos como doenças,frio e fome.AS tempestades causam destruição. Nos divertimos muito jogamos baralho. No dia 22 de abril o descobrimos o BRASIL.

    ResponderExcluir
  11. Tatiane e Laine - 5° Ano B19 de abril de 2011 às 14:12

    DIARIO DE Pedro Alves Cabral
    A viagem nos mares não foi fácil porque nós passamos muita fome, sede e frio mas nós nos devertimos jogando baralho. No dia 22 de abril de 1500 chegamos ao Brasil.

    ResponderExcluir
  12. Um dia deu uma tempesdate eu e meus tripulantes saltamos da caravela pro mar e depos nós avistamos a caravela e subimos nela até que avistamos uma ilha. ERa o Brasil.

    ResponderExcluir
  13. Em minha viagem, aconteceu uma tempestade e uma das minhas caravelas tombou e alguns dos meus homens morreram e outros pegaram doenças como: febre amarela, fobia e anemia da água.
    Certo dia, faltou água e comida. Foi difícil ficar três dias sem comida.
    Só nos dia de folga os tripulante jogavam baralho, truco e naveta.
    Quando chegaram ao Brasil os índios lhe deram abrigo e ensinaram como caçar animais.
    Um dia, com muita batalha, os Portugueses derrotaram os índios, lhe deram o nome de Vera Cruz, mais como tinha muito Pau-Brasil, lhe deram o nome de Brasil. E assim comemora o dia 22 de abril o Descobrimento do Brasil. O homem que descobriu o Brasil é Pedro Álvares Cabral.

    ResponderExcluir
  14. Alana e Eloisa - 5° Ano B19 de abril de 2011 às 14:18

    NóS gostamos da nossa navegação além de
    dificuldades,o mar muito violento, nós gostamos do jogo de baralho e nos divertimos muito até avistar nossas águas brasileiras. Assim, em 22 de abril Pedro Alvares Cabral descobriu o Brasil.

    ResponderExcluir
  15. Anniele e Katie - 5° Ano B19 de abril de 2011 às 14:22

    Dentro da caravela é legal, foi bem divertido para nós converçar e jogar baranho e olhar o mar. Comemos peixe e tomamos água e levamos um cavalo. Teve muita sugeira e muita bagunça ,,os homens limparam o barco. Depois de tanta aventura Pedro Alvares Cabral e sua caravela descobriu o Brasil.

    ResponderExcluir
  16. Quando cheguei ao brasil em 22 de abril de 1500 encontrei índios na floresta. Alguns tripulantes estavam muito doentes, não sabia mais o que fazer.

    ResponderExcluir
  17. Wellington - 5º Ano B19 de abril de 2011 às 14:30

    Eu meus homens fizemos uma bela viagem, passamos dificuldades mas chegamos ao Brasil em 22 de abril de 1500.

    ResponderExcluir