30 de setembro de 2014

Confeccionando o relógio - Atividade Pnaic

 O Relógio

Vinicius de Morais


Passa, tempo, tic-tac
Tic-tac, passa, hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, e vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
Já perdi
Toda a alegria
De fazer
Meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Dia e noite
Noite e dia


 

 





Alunos: 3 ano ''A''e ''B''
Professora: Aydir


26 de setembro de 2014

Aniversariante mês de Setembro

A E.B.M. Santo Antonio parabeniza a aniversariante deste mês, desejando-lhes muito sucesso, paz e felicidades em sua vida!!!



Andreia.

Árvore e Primavera

O dia 21 de setembro, além de ser o dia da árvore, marca também a chegada da primavera. Por esta razão o dia da Árvore foi escolhido nesta data, junto com a primavera.


No Brasil, há 30 anos é comemorado o dia da árvore junto com o início da primavera. Com o dever de explicar a importância das árvores.




Alunos: 3 ano ''B'' e 5 ano ''B''

23 de setembro de 2014

Visita de estudos no Museu do Contestado - Taquaruçu de Cima

A Guerra do Contestado foi um conflito armado entre a população cabocla e os representantes do poder estadual e federal brasileiro travado entre outubro de 1912 a agosto de 1916, numa região rica em erva – mate e madeira, disputada pelos estados brasileiros do Paraná e de Santa Catarina.

Visita ao Museu.







Alguns dos trabalhos realizados em sala de aula referente ao assunto CONTESTADO.






Alunos: 5 ano ''B''
Professora: Marilene

15 de setembro de 2014

Viajando no mundo da Leitura


A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde.
( André Maurois)


A leitura de bons livros é como ter uma conversa com os homens mais ilustres dos séculos passados, ou seja, os seus autores.
( René Descartes)



É bom voar nas asas da imaginação e alimentar o corpo, a mente e o coração!



Alunos: 2 ano ''B''
Professora: Vânia 

11 de setembro de 2014

Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

       Parabenizamos o aluno Luan Rodrigues de Andrade do 7 ano ''B''  e sua Professora Juliana Padilha Ribeiro, pelo  texto selecionando para participar da etapa estadual da 4 edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.
          A E.B.M. Santo Antonio sente - se orgulhosa pelo trabalho e dedicação da Professora e aluno.


Categoria: Memórias literárias

Título do texto: Os maiores acontecimentos de minha vida
    
            Meu nome é Lauro Rodrigues, nasci no dia 29 de abril de 1961, portanto, estou hoje com 53 anos de idade, me criei na localidade de Faxinal dos Carvalhos, no município de Fraiburgo, uma cidade pequena, localizada no meio oeste catarinense.
            Desde criança ajudava meus pais trabalhando no campocom bois no arado e para o transporte utilizávamos carros de boi. Ah! Que saudade desse tempo!

            Alguns fatos importantes dessa época marcaram minha vida, três deles eununca vou esquecer. O primeiro foi quando fomos assistira um jogo do Brasil da Copa do Mundo de 1970, na casa do senhor Ivo Savian. A televisão era em preto e branco e só dava para enxergar alguns vultos. Durante o andamento da partida um jogador adversário foi cobrar um pênalti contra o Brasil e todos torciam para que o goleiro defendesse ou chutasse para fora. Pensem na nossa torcida! Um amigo que estava junto estava tão concentrado que quando o jogador chutou ele achou que ele era o goleiro, saltou no canto e agarrou uma cadeira que estava na sala e todos levaram o maior susto e morreram de rir.

            O segundo fato foi quando ocorreu um eclipse da lua. Naquela época meus pais e meus tios, sem conhecimento, diziam que era um dragão que estava comendo a lua e todos se reuniram e carregavam suas espingardas, chamadas “puxa e afrouxa e rabo de égua” e atiravam no rumo da lua, como se fossem atingir o dragão.
        O terceiro e último fato foicom o nosso velho carro de boi, eu junto com meus irmãos levávamos milho e trigo no moinho para fazer farinha, o eixo do carro esquentava e começava a gritar, como se dissesse:
            - Lá vou eu, lá vou eu, lá vou eu...
            Esses gritos iam mexendo com a nossa paciência e um de meus irmãos sempre gritava:
           - Dê um cala boca nele.
         Então eu descia e jogava um pouco de água no eixo, quando não tinha água eu fazia xixi no eixo por um bom tempo e ele se aquietava.
            Essas histórias marcaram muito a minha vida, por isso me lembro delas com muita saudade...

Texto baseado nas recordações do Sr. Lauro Rodrigues, 53 anos, agricultor.


Luan Rodrigues de Andrade

10 de setembro de 2014

O carteiro chegou - Atividade Pnaic

Livro

 

     A história é muito mais antiga do que se pode imaginar. A necessidade de um profissional que enviasse as mensagens ainda escritas em papiro ou sobre a argila surgiu há mais de mil anos antes do nascimento de Cristo.
     No Brasil, a função foi exercida inicialmente por escravos, tropeiros e empregados de fazendeiros, que atuaram até meados dos séculos 16. Com achegada de Dom João VI, em 1808, então rei de Portugal, criou -se um sistema de correios que atendia às autoridades. Em 1929, o sistema foi ampliado para entregar correspondências particulares e na sequência o serviço foi estendido para várias províncias. Porém, a denominação carteiro foi usada pela primeira vez em 1842. No ano de 1977, foi criado o Dia do Carteiro.

Escrita da Carta












Visita ao Correio



Entrega das Cartas




Relatório Final


Alunos: 2 ano ''A''
Professora: Rose Bianchi