27 de agosto de 2014

Semana do Folclore

Folclore é o conjunto de tradições e manifestações populares constituído por lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração para geração.

A professora de Artes Maria Cristina desenvolveu atividades referentes ao Folclore, trabalhando a Cuca com os alunos do 3 ano “A’’.


A Cuca

A Cuca é uma importante e conhecida personagem do universo do folclore brasileiro. É representada por uma velha, com cabeça de jacaré, que possui uma voz assustadora. De acordo com a lenda, a Cuca assusta e pega as crianças que não obedecem seus pais. 

Acredita-se que esta lenda tenha surgido na Espanha e Portugal, onde tem o nome de "Coca". Neste país, ela era representada por um dragão que havia sido morto por um santo. A figura aparecia principalmente nas procissões. A lenda teria chegado ao Brasil junto com os portugueses durante o período da colonização.

Ao chegar ao Brasil, a figura da Cuca passou a ser representada, em muitas regiões, como uma velha brava com cabelos compridos e desgrenhados, semelhante a uma bruxa.

Música: A Cuca te pega
(Cássia Eller)

Cuidado com a cuca que a cuca te pega e pega daqui e pega de lá.
A cuca e malvada e se fica irritada a cuca e zangada cuidado com ela a cuca e matreira e se fica zangada e cuca e danada cuidado com ela
Cuidado com a cuca que a cuca te pega e pega daqui e pega de lá.
A cuca e malvada e se fica irritada a cuca zangada cuidado com ela cuidado com a cuca que a cuca te pega a cuca e danada ela vai te pegar.


\
Fantoches confeccionados com caixa de leite.





Nenhum comentário:

Postar um comentário