3 de setembro de 2013

PROJETO MEIO AMBIENTE

Projeto: Preservação do Meio Ambiente

Visita na SANEFRAI

Como parte do projeto Meio Ambiente pelas Séries Iniciais, os alunos fizeram uma visita até a SANEFRAI, para conhecer o sistema de Tratamento de Água e Esgoto,  e o funcionamento da Usina de Triagem. 
Segue os relatos dos alunos.


Relato  dos  alunos  do  2º Ano A e B da Professora Aydir Fátima Balvedi  sobre a visita a SANEFRAI (Estação de Tratamento de Água):




Pedro Orides dos Santos
 estuda no 2º Ano B

“No dia 15/08/2013, as turmas do 2º  e 3º Ano. Nós vimos como tratar a água e aprendemos qual as coisas que utiliza na água: Cloro, flúor, e sulfato de alumínio para o tratamento”.





Braian Eduardo dos Santos
Estuda no 2º Ano B
“Eu aprendi que a água que tomamos vem do rio mansinho. Ela sai do rio suja e passa por um filtro e depois passa por outro cano que ajuda limpar um pouco da água. Daí a água passa por um tubo com pedra e areia. E assim ela vai ficando limpa e de cano em cano a água limpa e saudável vai para as nossas casas”.





Elizandra da Silva Almeida
estuda no 2º Ano A

“ O Henrique mostrou de onde vem a água. A água Rio Mansinho”.





Débora Claudete Ribeiro Castilho
estuda no 2º Ano B
“A água chega bem suja, daí passa por um processo de filtragem, para a água ficar limpa  e pura para o nosso consumo. Tomar, fazer comida e outras coisas...”.






Gabriel Lisboa
estuda no 2º Ano A
“ A água vem suja do rio mansinho chega na SANEFRAI, onde é feito o tratamento para que a água chegue em nossas casas limpa e saudável para o nosso consumo, onde usamos para beber, fazer comida, lavar roupas e fazer nossa higiene pessoal”.





Igor Miguel Barbosa Ribeiro
estuda no 2º Ano B
“A água que vem em nossa casa é limpinha e gostosa, mas o que muitas pessoas não sabem é por onde ela passa para chegar até nossa casa. Eu também não sabia mas no passeio aprendi”.


Relato  dos  alunos  do  2º Ano A e B da Professora Aydir Fátima Balvedi sobre a visita a USINA DE TRIAGEM (Coleta de Resíduos Sólidos e Urbanos e Tratamento do Esgoto):




Bruno Hildebrando dos Santos Meira
estuda no 2º Ano B
“Mostraram o lixão, como ele é separado. Eu aprendi como é tratado o esgoto para não poluir tanto os rios”.


Fernanda Walter Stanguerlin
estuda no 2º Ano  B
“Eu aprendi que tem que reciclar o lixo corretamente. Lá tem uma esteira onde é colocado o lixo para ser separado  e o que é reciclável eles vendem, eles fazem 4 turnos de trabalho por dia. Nós fizemos uma comparação com a água ela entra suja e sai limpa, uma bactéria limpava a água do esgoto”.



Talita de Lima Jombra
estuda no 2º Ano B
“A coleta de lixo é muito importante porque o lixo não se espalha na rua e nos esgotos causando alagamentos nas ruas quando chove”.



Davi Goetten Scheffemacher
estuda no 2º Ano A
“O caminhão passa nas casas pegar os lixos para levar até a usina de triagem, chegando lá eles separam o lixo reciclado, o não reciclado e os isopores. O reciclado vira caixa, brinquedo e várias coisas, o não reciclado vai para o lixão e os isopores vão para uma cabana para serem reutilizados e vendidos de volta”.


Matheus Luan Fernandes
estuda no 2º Ano A
“Eu aprendi que devemos separar o lixo reciclável do lixo orgânico. Não jogar lixo nas ruas manter a cidade limpa”.


Emanuele Darol Piasson
estuda no 2º Ano B
“O plástico e papéis são separado para o aproveitamento. Para reciclagem a Sacolinha Branca é o lixo seco e a Sacolinha Azul é o lixo molhado”.



Kerry Kauany de Lima Luciano
estuda no 2º Ano B
“As garrafas pet, vidros , papéis e latinhas é na sacolinha branca tem que ponhar o lixo seco e na sacolinha azul tem que ponhar o lixo úmido.



Luiz Henrique dos Santos
estuda no 2º Ano A
“O caminhão pega o lixo na cidade e leva para a Usina de Triagem, eles separam os lixos que  são reciclados dos que não são. Os que não são recicláveis são enterrados. O esgoto fica em barris grandes onde tem bambu que tem bichinhos que tiram as sujeiras da água e que volta para o Rio Mansinho”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário