Criação da data
O Congresso Nacional Brasileiro, oficializou em 1965 que todo dia 22 de agosto seria destinado à comemoração do folclore brasileiro. Foi criado assim o Dia do Folclore Nacional. Foi uma forma de valorizar as histórias e personagens do folclore brasileiro. Desta forma, a cultura popular ganhou mais importância no mundo cultural brasileiro e mais uma forma de ser preservada. O dia 22 de agosto é importante também, pois possibilita a passagem da cultura folclórica nacional de geração para geração.
Comemoração
O Dia 22 de agosto é marcado por várias comemorações em todo território nacional. Nas escolas e centros culturais são realizadas atividades diversas cujo objetivo principal é passar a diante a riqueza cultural do nosso folclore. Os jovens fazem pesquisas, trabalhos e apresentações, destacando os contos folclóricos e seus principais personagens. É o momento de contarmos e ouvirmos as histórias do Saci-Pererê, Mula-sem-cabeça, Curupira, Boto, Boitatá, etc.
Nesta data, também são valorizadas e praticadas as danças, brincadeiras e festas folclóricas.FONTE:http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/dia_folclore.htm
Visite também o blog da Sala Informatizada com vários vídeos e jogos sobre o Folclore:
http://www.aprendizagemnasalainformatizada.blogspot.com.br/
Os ditados populares também fazem parte do folclore. Os alunos criaram pequenos teatros para dramatizar alguns ditados populares existentes em nossa cultura. Trabalho realizado pela professora Lucélia com seus alunos.
Assista aos vídeos:RI POR ÚLTIMO QUEM RI MELHOR.
CRIANDO PERSONAGENS COM DOBRADURA
Atividade realizada com os alunos do 2o. ano Matutino.
DRAMATIZAÇÃO "Lenda da IARA" com alunos do 1o. ano Matutino
6o. Ano A Produções sobre o Folclore
Os alunos trabalharam por meio de pesquisa utilizando a Internet e outros materiais para criar um portfólio sobre o Folclore. Os trabalhos foram expostos na sala para que todos os colegas possam ler.
Trabalho 7o. Ano B
7 o. Ano A
6o. ano A
Nenhum comentário:
Postar um comentário