A professora Karina e seus alunos do pré criaram seu próprio boliche. As crianças participaram desde a seleção de materiais até a criação do jogo. Depois puderam brincar os pinos feitos de garrafa PET e completar as atividades sugeridas no livro ENTRELINHAS utilizado durante o ano letivo.
Objetivo:
Raciocínio lógico/motor, análise da situação levantamento de hipótese, experimentação e controle de resultados.
Brincar ajuda a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, através das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, relaciona idéias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento. Segundo o RCNEI, Volume 1: “Por meio das brincadeiras os professores podem observar e constituir uma visão dos processos de desenvolvimento das crianças em conjunto e de cada uma em particular, registrando suas capacidades de uso das linguagens, assim como de suas capacidades sociais e dos recursos afetivos e emocionais que dispõem.”
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário