5 de setembro de 2025

22 de agosto - Dia do Folclore


 Folclore

O projeto “Folclore e Criatividade” foi desenvolvido com a turma do 5º ano “B” com o objetivo de explorar o folclore brasileiro de forma lúdica e inovadora. A atividade principal envolveu a criação de personagens e lendas folclóricas usando massa de modelar, permitindo que os alunos construíssem suas próprias representações e histórias.

Objetivos

Identificar e reconhecer os personagens mais conhecidos do folclore brasileiro (Saci-Pererê, Curupira, Iara, etc.), compreendendo suas características e lendas.

Pesquisar e descobrir figuras menos conhecidas do nosso folclore, como o Lobisomem, o Boto Cor-de-Rosa, a Mula Sem Cabeça, o Boitatá, entre outros, ampliando o conhecimento cultural dos alunos.

Desenvolver a criatividade e a coordenação motora fina por meio da modelagem com massa, transformando conceitos abstratos em representações visuais e táteis.

Incentivar a colaboração e a troca de ideias em grupo para a criação de cenários ou a representação de lendas.

Estimular a oralidade através da apresentação das criações, onde cada aluno ou grupo pôde contar a história do personagem que modelou e a lenda associada.





   




























































Festival de Dança



 Nossa escola brilhou no festival de dança!

No dia 21 de agosto, a Escola Básica Municipal Santo Antônio participou do Festival de Dança do município com uma apresentação cheia de energia e alegria! Nossos alunos encantaram o público com uma coreografia de frevo ao som da música “Banho de Cheiro”. Foi um verdadeiro espetáculo que encheu a todos de orgulho. Parabenizamos a professora Laura e as alunas Alexia, Luisa Freire, Luiza Schirmer, Gabrielly, Katrielly, Laura Caroline, Laura Sophia, Marceli e Anna Luiza pela linda apresentação!



                                                      




















Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

 


    A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, de 21 a 28 de agosto, é um momento para promover a conscientização e a inclusão. A semana visa a importância do respeito às diferenças e da criação de práticas inclusivas em todos os âmbitos da sociedade.

 A campanha deste ano, com o tema "Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!", reforça a mensagem de que a inclusão verdadeira parte do reconhecimento da diversidade humana como riqueza e do compromisso em remover barreiras, oferecer apoio e valorizar todas as formas de existência. É um chamado à ação para construirmos uma sociedade mais justa e democrática, onde a voz de cada indivíduo seja ouvida e respeitada.

    Foi realizada uma palestra com a professora Daiane do AEE para os alunos do 5º ano "A", sobre a plena participação das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, garantindo seus direitos e oportunidades. A deficiência não define quem é uma pessoa, o que realmente transforma vidas são as oportunidades de aprendizado, de ser ouvido, de participar e de pertencer.


   
 

    Após a palestra, a professora Rosenilda trabalhou o assunto abordado através de cartazes de conscientização.