Lançado em 2002
pela editora Sextante e traduzido por Luís Fernando Verissimo. “O Sentido da
Vida” assim como todos os outros livros do autor trás a cada página uma frase
de impacto com uma foto de animal engraçada (tipo aquelas que tentamos tirar
varias vezes de nossos animaizinhos de estimação e quando sai vira até quadro
rsrs..., já que os livros de Greive não são sobre fotografia, mas sim de
fotografias, ele recheia suas páginas com fotos m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a-s, que
não são tiras pelo autor, mas todas elas são utilizadas com permissão, no final
do livro você encontra uma página dedicada somente para informações de
fotógrafos ou empresas que cederam as fotos com nomes, sites e quais as páginas
em que suas fotos aparecem.
Os amantes de Preto e Branco vão
amar, já que todas as fotos seguem esse estilo, pois mesmo sendo um livro
cômico o preto e branco trás um sentimentalismo necessário. Ao terminar de ler
garanto que os alunos vão sair por ai com aquela vontade gigante de fotografar,
afinal além de nos deliciar com as imagens ele também trás muita inspiração em
suas frases.
Objetivos
1)
Discutir o sentido da vida e introduzir alguns conceitos como angústia, morte,
ser próprio e ser impróprio;
2)
Trabalhar as habilidades cognitivas de interpretação e formação de conceitos.
Atividades desenvolvidas
O sentido
da vida é um tema que cativa à atenção dos adolescentes por eles próprios
estarem na busca de referências que os ajudem em seu processo identitário.
Os alunos
confrontaram suas impressões pessoais
com a dos colegas. Fizemos através de um
plano de discussão com questões dirigidas à classe, tais como:
a) Você
acha que existe algum propósito na vida?
b) Viver
faz realmente algum sentido?
c) O
sentido de nossa vida é diferente do de outros seres vivos? Por quê?
d) Você
acha que todas as pessoas se preocupam com o sentido de suas vidas? Você se
preocupa?
e) Você acha que existiriam boas
razões para se buscar um sentido para vida? Quais?
Como
fechamento, pode-se confrontar as idéias do texto com as definições que foram
registradas no quadro. Deve questionar sobre o que o texto os fez pensar ou se
eles mudaram a opinião que tinham sobre o sentido da vida antes e depois da
discussão do tema em classe.
Professora: Carol Meneghini Chechi
Nenhum comentário:
Postar um comentário