22 de novembro de 2013

Concurso Soletrando de Inglês

Ganhadores do Concurso Soletrando de Inglês

A EBM Santo Antonio parabeniza a todos os alunos que participaram do Concurso Soletrando, pelo estudo e dedicação. Em especial aos ganhadores, Bruna, Mirian e Kaio e a professora de Inglês Eletícia, pelo trabalho desempenhado. Parabéns a todos.



Primeiro Lugar
Bruna
                                               
                             
                             Segunda Lugar
Mirian



Terceiro Lugar
Kaio







21 de novembro de 2013

20 DE NOVEMBRO 

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


Nossa escola participa de homenagens a esta data, com palestra pelo professor de História Cristóvão que carinhosamente dedicou-se em repassar aos alunos a história dos afrodescendentes.
Com a participação dos alunos do PET São Miguel na apresentação da Capoeira. Das professoras de Artes juntamente com os alunos na confecção de paines e demais professores e alunos no desenvolvimento do projeto. Da direção, coordenação e funcionários pelo empenho em dar subsídios para o projeto acontecer e encerrar com uma bela feijoada. Os alunos e professores agradecem.







Consciência Negra

Atividades de Matemática e Artes Desenvolvidas durante o Projeto 

"Educação não tem Cor" 

Anos Finais

Turma Sexto ano "B": Padrões Africanos, cores fortes na decoração das faces poliédricas.









Turma Sétimo ano "B" e "C": Preto e Branco:

       -os pólos numéricos 
      - elementos poliédricos
       - regras da Mancala








Turma Oitavo ano "B"

          Oitava série "C": Confecções de tabuleiro, Mancala com o    jogo no dia-a-dia.






















         Através de um jogo com origem na cultura africana foi possível desenvolver o raciocínio, a elaboração de estratégias e a aplicação das habilidades cognitivas.        Professora: Eliane                   

19 de novembro de 2013

Consciência Negra


Quem foi Zumbi e realizações
     Zumbi dos Palmares nasceu no estado de Alagoas no ano de 1655. Foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas. O Quilombo dos Palmares estava localizado na região da Serra da Barriga, que, atualmente, faz parte do município de União dos Palmares (Alagoas). Na época em que Zumbi era líder, o Quilombo dos Palmares alcançou uma população de aproximadamente trinta mil habitantes. Nos quilombos, os negros viviam livres, de acordo com sua cultura, produzindo tudo o que precisavam para viver.
        Embora tenha nascido livre, foi capturado quando tinha por volta de sete anos de idade. Entregue a um padre católico, recebeu o batismo e ganhou o nome de Francisco. Aprendeu a língua portuguesa e a religião católica, chegando a ajudar o padre na celebração da missa. Porém, aos 15 anos de idade, voltou para viver no quilombo.


     No ano de 1675, o quilombo é atacado por soldados portugueses. Zumbi ajuda na defesa e destaca-se como um grande guerreiro. Após um batalha sangrenta, os soldados portugueses são obrigados a retirar-se para a cidade de Recife. Três anos após, o governador da província de Pernambuco aproxima-se do líder Ganga Zumba para tentar um acordo, Zumbi coloca-se contra o acordo, pois não admitia a liberdade dos quilombolas, enquanto os negros das fazendas continuariam aprisionados.

     Em 1680, com 25 anos de idade, Zumbi torna-se líder do quilombo dos Palmares, comandando a resistência contra as topas do governo. Durante seu “governo” a comunidade cresce e se fortalece, obtendo várias vitórias contra os soldados portugueses. O líder Zumbi mostra grande habilidade no planejamento e organização do quilombo, além de coragem e conhecimentos militares.

     O bandeirante Domingos Jorge Velho organiza, no ano de 1694, um grande ataque ao Quilombo dos Palmares. Após uma intensa batalha, Macaco, a sede do quilombo, é totalmente destruída. Ferido, Zumbi consegue fugir, porém é traído por um antigo companheiro e entregue as tropas do bandeirante. Aos 40 anos de idade, foi degolado em 20 de novembro de 1695.

Importância de Zumbi para a História do Brasil 
     Zumbi é considerado um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da resistência e luta contra a escravidão, lutou pela liberdade de culto, religião e pratica da cultura africana no Brasil Colonial. O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra.



11 de novembro de 2013

Consciência Negra

    A Escola Básica Municipal Santo Antonio, estará desenvolvendo no decorrer do mês de novembro o projeto   “ EDUCAÇÂO NÃO TEM COR “, com atividades relacionadas com o dia da “CONSCIENCIA NEGRA” , que é comemorada no dia 20 do corrente mês.
      Todos os alunos e professores de pré a 8º série estão muito empenhados em seus trabalhos. No dia 20/11, teremos um momento cultural, onde serão apresentados os trabalhos realizados pelos alunos, uma palestra ministrada pelo professor Cristóvão Schneider relacionada com o tema em questão, além de uma “Roda de Capoeira” já confirmada pelo PET São Miguel, e em seguida será servida uma deliciosa FEIJOADA .

Margarete Trombetta

Coordenadora Pedagógica



Atividade desenvolvida em sala. 
Reconhecendo alimentos de origem Africana.






8 de novembro de 2013

Premiações Tênis de Mesa





Segundo Lugar Anderson Carlos Mello 


Terceiro Lugar  Eliza Almeida da Silva


Parabéns!!!