1 de junho de 2012


ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE

A Política de Educação atual, prevê o direito de todos os alunos estarem matriculados no ensino regular. Segundo ela,  todos tem os mesmos direitos e as mesmas oportunidades, alcançando o nível de conhecimento e aprendizagem conforme suas capacidades e potencialidades. Portanto todos os alunos, com deficiência ou não, devem frequentar o ensino regular.
Buscando atender todos os alunos, a Escola Básica Municipal Santo Antonio conta com uma sala destinada ao Atendimento Educacional Especializado – AEE, onde atualmente, são atendidos 21 alunos provindos da Escola Macieira, do CEI Santo Antonio e da própria escola Santo Antonio.
O trabalho do AEE é diferente daquele realizado em sala de aula comum. São atividades que através de recursos pedagógicos, tecnológicos e de acessibilidade visam estimular o aprendizado do aluno nas áreas em que apresenta maiores dificuldades. O objetivo do AEE é complementar a formação do aluno, buscando desenvolver nele maior autonomia na escola e fora dela.
O público-alvo deste atendimento são os seguintes alunos:
Alunos com deficiências: Aqueles que apresentarem qualquer impedimento de natureza física, intelectual, mental ou sensorial (deficiência física, deficiência mental, surdez, deficiência auditiva, cegueira, baixa visão, ou deficiência múltipla).
Alunos com Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD): aqueles que apresentam alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Dentro desse grupo incluem-se alunos com Autismo, Síndrome de Asperger, Síndrome de Ret, transtornos degenerativos da infância (psicoses) e transtornos invasivos. 
A avaliação dos alunos para o acesso ao Atendimento Educacional Especializado  é realizada por meio de um Estudo de Caso com avaliação psicológica, psicopedagógica, neurológica ou psiquiátrica, as quais consideram as capacidades e habilidades de cada aluno, bem como as necessidades específicas que justifiquem o acesso ao Atendimento Educacional Especializado.                                       
 Marta Munaro dos Santos – Profª da Sala do AEE             


Nenhum comentário:

Postar um comentário