18 de março de 2011

A IMPORTÂNCIA DO ESCREVER

                  A criação do Diário de Bordo tem o objetivo de estimular a escrita dos alunos de maneira lúdica e motivadora. A elaboração do diário, tem como marca o diálogo do aluno consigo próprio, com seus sonhos, seus jeitos e também com seus desejos. Torna-se um  espaço de pesquisa e busca de respostas. O aluno escreve para não esquecer. Lembra para refazer.
                 Ao registrar a pessoa fala de si, pois registrar é também pensar a hora e o fazer de suas tarefas.
               Na escrita ampliamos a compreensão de mundo, mas não é uma tarefa muito fácil, na verdade muitas vezes empurramos a escrita. Justamente por conta de tal dificuldade é importante o registro, pois registrar também é disciplina.
             O registro é o espaço específico de cada um, não há regras para relatar o seu dia, os registros recebem a feição, o jeito de cada pessoa.
            Registrar o cotidiano não é burocracia, não é escrever para mostrar ou prestar contas a alguém. É, ao contrário, fazer uma auto-avaliação da sua vida, comprometer-se com seus projetos e objetivos.
           REgistrar é responsabilizar-se por seus projetos. É lançar-se para frente. Ver-se e rever-se. É envolver-se com o gostar de escrever, com o ato de criar, de conhecer palavras novas e assim ampliar o vocabulário.
           Escrever é dor e prazer, é falar do que corre em nosas veias. Falar de amor, de ódio, de sonhos. Escrever as palavras, deixar marcado o vivido e o pensado, é ato criador, que está presente na relação dos seres humanos. E o humano da criação passa pelo desejo, pelo sonho de mudança, de transformação, de conquista do bom.

Professora Marisa
5 Ano Matutino

Fotos dos alunos escrevendo em seu Diário de Bordo






Os comentários deste POST são uma auto-crítica de cada aluno a respeito da atividade.  


18 comentários:

  1. Sabrina Prates Pereira18 de março de 2011 às 09:48

    Eu gosto de escrever porque a gente aprende.Para ter um bom futuro quando crescer.Ter um trabalho e melhorar cada vez mais a minha vida.
    Eu gosto de escrever o diário porque escrevo sobre a minha vida,e, é muito legal.
    Eu acho que é importante escrever o diário porque aprende,e quando eu for para outra série vou saber o que fiz enquanto estava no quinto ano.

    ResponderExcluir
  2. E gosto de escrever porque aprende-se mais,e, é muito bom escrever.É gostoso escrever no diário, a gente aprende mais,temos tarefa lembramos da rotina.Eu gosto de escrever no diario é bom e muito legal. É importante escrever no diário porque eu acredito que a gente aprende mais,e sei que todo mundo consegue.No outro ano você sabe sempre mais, e isso é muito bom eu acho que quanto mais se escreve,mais se aprende por isso eu escrevo todos os dias,e no outro ano eu vou saber sempre mais.

    ResponderExcluir
  3. Bruno dos Santos Gonçalves18 de março de 2011 às 09:51

    É bom escrever todos os dias, e aprender coisas novas na escola.

    Eu faço as tarefas e aprendo um mundo novo porém a ESCOLA SANTO ANTONIO nos ensina a aprender cada vez mais.

    EU estou escrevendo no diário, os meu dias, minhas tarefas e meus segredos.

    ResponderExcluir
  4. Verônica Hammes De Souza18 de março de 2011 às 09:53

    Eu gosto de escrever no meu diário por que nós aprendemos as matérias,melhoramos a letra e não temos muitos erros de português.No meu diário posso escrever meus sonhos, meus desenhos, meus colares e meus anéis, e os meus desejos.

    ResponderExcluir
  5. Iorana Gaio de Andrade18 de março de 2011 às 09:58

    Eu adoro escrever no diário. Eu escrevo tudo o que eu faço o dia inteiro é muito legal.
    Eu também gosto de ler o que eu faço no meu diàrio, e escrever eu faço com minhas amigas, e também o que eu faço e estudo na escola.
    Eu acredito que escrver no diàrio è muito legal, aprende muito mais coisas.
    Eu escrevo tudo da minha vida e outras coisas.
    No meu diàrio eu escrevo meus sonhos e desejos e programas que eu gosto.
    No diàrio eu escrevo bastante e eu aprendo a não ter erros e a crescer minhas notas muito mais...

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto de escrever o diário porque é bom escrever o que eu faço .Também porque meus pais gostaram. Eu escrevo o que é importante no diário também é importante para nós.Eu escrevo meus negócios, meus sonhos, minhas coisas escrevo sobre as outras pessoas.Eu escrevo o que é importante, escrevo sobre minha vida conto todas as minhas notícias.Eu escrevo o que faço com meus amigos eu escrevo no diário.

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto de escrever o diario. Eu acredito que e importante escrever o
    diário.E para saber estudar,
    ler aprender palavras nova.

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto de escrever textos, textos de português, por isso eu gosto do diário. Eu anoto o nome dos meus amigos, acredito que é importante escrever as coisas que eu gosto.Eu gosto de escrever o diário, e é muito bom escrever as coisas que eu gosto de fazer o que eu faço na escola e em casa.

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto sim de escrever no diário.Porque a gente conta o que aconteceu no dia quando a gente vai ler o nosso diàrio.
    Pois eu gosto do diário. Por que a gente
    acredita nele.E pode desabafar tudo para
    a gente mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto de escrever,de estudar que
    é muito bom vim para a escola.
    Eu gosto muito de fazer o meu diário,porque e´ bom,ele me ensina a
    escrever cada vez melhor.E a nota vai acrescentando.E eu escrevo as minhas atividades.
    Eu acredito que e´ muito bom de escrever e e´ muito bonito.

    ResponderExcluir
  11. Igor Claucir Gomes Pereira18 de março de 2011 às 10:02

    Hoje eu estou estudando muitas coisas do meu dia.Este dia édiferente eu estou fazendo o diário na escola,é por isso que eu gosto de escrever,minha leta fica mais bonida.nunca nós paramos de escrever porque se nós não escrerver nunca vamos aperde nada.Hoje o meu dia é legal,para quando eu crescer ser mais importante na vida.No meu diário eu escervor todo dia.Eu gosto de ler.Por que a minha cabeça fica mais imteligente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. velhos tempos, saudades dessa escola tenho muitas lembranças dessa época, pena que não podemos viver o passado mais graças a esses professores cresci e virei uma boa pessoa.

      Excluir
  12. Eu gosto de escrever no meu diário.Nos sábados e domingos eu escrevo no meu diário, sobre as coisas que acontece comigo.
    Eu gosto de escrever textos, histórias. Meus amigos:André, Andreina, Bruno,etc
    os meus amigos são bem legais,e os seus.

    ResponderExcluir
  13. HOJE VOU ESCREVER PARA MEU DIÁRIO COMO ESTOU GOSTANDO DELE: EU GOSTO DE ESCREVER PORQUE EU APRENDO MAIS A CADA DIA. ELE ME AJUDA A SABER MAIS SOBRE O QUE EU NÃO LENBRO DA MINHA VIDA. TAMBÉM É DIVERTIDO PORQUE A GENTE SEMPRE SE DIVERTE COM A PROFESSORA E COM OS AMIGOS NA SALA DE AULA. E TAMBÉM AJUDA A CRESCER MAIS EU ACREDITO QUE ELE ME AJUDE NAS COISAS QUE VOU ESCREVER MAIS A,CADA DIA PARA MIM PASSAR DE ANO E TIRAR NOTAS BOAS.SEMPRE ESCREVER SOBRE MIM OU MEUS AMIGOS QUE EU AMO MUITO EU TAMBÉM ADORO SEM FALAR TODOS DA ESCOLA.EU ESPERO QUE EU TIRE UMA NOTA BOA, NESSE LINDO DIÁRIO QUE EU ADORO ESCREVER.

    ResponderExcluir
  14. Everton Ricardo Becker18 de março de 2011 às 10:31

    Eu gosto muito de ir para escola e
    a minha coisa faforida é jogar pingue- pongue e escrever matemática, português , história e fazer educação fisica.Eu gosto de escrever o diário e daí a gente lembra o que fez outro dia é muito legal escrever o diário que é divertido que para aprender.

    ResponderExcluir
  15. Sheila Inácio de Oliveira18 de março de 2011 às 10:33

    Eu gosto de escrever porque é inportante quando a mãe pede para ir ao mercado a gente vAI SABER O QUE COMPRAR. È IMPORTANTE LER PORQUE A GENTE
    VAI FAZER O CÉREBRO PENSAR MAIS, e A ESCRITA vAI FICAR MAIS BONITA TAMBÉM VAI
    APRENDER qUANDO CHEGAR NA 6 E 9 ANO. E
    lÁ VAI TER QUE SER MAIS INTELIGENTE DO HOJE.EU GOSTO DE ESCREVER NO MEU DIÁRIO PORQUE ASSIM EU TENHO PARA QUEM
    CONTAR AS NOVIDADES DO MEU DIA.

    ResponderExcluir
  16. Sanra Vieira de Oliveia18 de março de 2011 às 10:35

    Eu gosto de escrever no meu diário muitas coisas do que eu faço durante todo dia.Eu adoro escrever no meu diário.Eu acho importante escrever no meu diário porque a gente escreve o que faz.Quando minha mãe manda eu no mercado a gente sabe o que a gente vai compra e quando eu ir para o sexto ano eu vou ser mais inteligente do que sou hoje.

    ResponderExcluir
  17. Hoje estou na escola escrevendo no meu diário que eu acho muito legal e com os meus amigos. Todas as vezes que eu escrevo no meu diário eu falo sobre o que eu fiz no dia. Eu escrevo muitas coisas para mim aprender e a minha professora, ela me ensina muitas coisas. Esse ano eu estou no 5 ano e o ano que vem eu quero estar no 6 ano.

    ResponderExcluir