18 de agosto de 2010

Festa Junina

A aplicação do projeto com os alunos do 3º Ano “A”, ocorreu de forma continua, através da troca de informações e de apropriação de novos conhecimentos, entretenimento e sociabilidade, vivenciando assim a nossa cultural brasileira.
Depois do Carnaval, o evento mais esperado do calendário brasileiro são as festas juninas,que animam todo o mês de junho com muita música caipira, quadrilhas, comidas e bebidas típicas em homenagem a três santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro.
Como é do conhecimento geral, fomos descobertos pelos portugueses, povo de crença reconhecidamente católica. Suas tradições religiosas foram por nós herdadas e facilmente se incorporaram em nossas terras, conservando seu aspecto folclórico. Sob essa base é que as escolas promovem, em nome do ensino, as festividades juninas, expressão que carrega consigo muito mais do que uma simples relação entre a festa e o mês de sua realização.
Em sua festa, São João é comemorado com fogos de artifício, tiros, balões coloridos. Os devotos também usam bandeirolas coloridas e dançam. Erguem uma grande fogueira com comida , danças, e vestuário típicos da festa, etc. Entoam louvores e mais louvores ao santo.
E no dia 16/08 foi realizada a festa junina interna da escola onde as crianças vivenciaram assim essa nossa cultura popular manifestada por todo o Brasil.





Nenhum comentário:

Postar um comentário