22 de março de 2010

E agora Professor???

Vera Lucia Ribeiro de Matos, Rose Mari Gaio Bianchi, Rojandro Polo e Denilce Constantino


E agora Professor???

Nesse novo cenário, o desafio do sistema educacional é preparar alunos para terem insights (percepção) e colocá-los em prática com criatividade, responsabilidade e desenvolver a capacidade de inovação e empreendedorismo. O velho giz e o quadro negro, não tem mais sentido na era tecnológica, pois estão competindo com a liberdade desenfreada dos avanços do mundo digital, que ao nosso olhar é muito mais instigante e prazeroso.
Nossos alunos são imediatistas, assistem à televisão, filmes, videogame, muitos possuem e-mail, criam comunidade on-line e conversam com o mundo através do MSN, enfim, recebem e enviam informações com grande facilidade, utiliza-se de criatividade e velocidade, que muitas vezes não acompanhamos. Como ganhar espaço, diante de toda essa parafernália?
Nesse mundo tão veloz e quase frenético, necessitamos estar sempre em atualização, perquirindo novos conhecimentos e inovando, ou ficaremos para trás em instantes. Como educadores, precisamos aduzir sobre as novas ferramentas tecnologias e, ao mesmo tempo, fomentar a necessidade do desenvolvimento do próprio potencial do educando. Por outro norte, precisamos investir na nossa própria formação continuada para que possamos desenvolver novas capacidades de atuação em sala de aula e aos poucos derrubar nosso grande rival: “GOOGLE”, que imediatamente responde a todas as dúvidas e ainda, a ação copiar/colar, que em instantes conclui a pesquisa sem muito esforço e criatividade. É necessário, portanto, a conscientização do uso correto das novas ferramentas tecnológicas, mostrando aos nossos alunos que a finalidade do seu uso é dar suporte na construção do conhecimento e que as mesmas devem oportunizar o processo ensino-aprendizagem, com a finalidade de sermos cidadãos proativos, em uma sociedade globalizada e altamente competitiva.
As tecnologias devem estar interligadas na construção do Projeto Político Pedagógico, a partir da realidade, preocupando-se em atender as necessidades específicas da comunidade na qual está inserida, planejando seu trabalho a curto, médio e longo prazo, com a finalidade de construir e reconstruir nossa própria história.
“...é essencial promover a articulação da escola com outros espaços produção do conhecimento, tornando a integração entre mídias e tecnologias uma opção do trabalho educativo assumido pela comunidade escolar e contemplado no PPP da escola, para o qual os educadores precisam ser devidamente preparados”. (ALMEIDA, 2009, p.82)
Perder o receio de manusear os novos recursos é algo que toda a comunidade escolar deve ousar e utilizar com responsabilidade, buscando novas alternativas na construção do saber, bem como, o desenvolvimento de habilidades cognitivas, de comunicação e socialização. Ferramentas inovadoras que nos possibilitam abrir novos caminhos. Mas essas possibilidades só acontecerão na prática, se todos estiverem antenados, preparados, motivados para querer saber mais, avançar na pesquisa e na compreensão do mundo.
Então, como trabalhar com os novos meios digitais, educando nossos alunos para o uso correto desses recursos? É um aliado ou é um vilão desse processo?

Referência:

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Gestão de tecnologias, mídias e recursos na escola: o compartilhar de significados. In: Aberto, Brasília, v.22, n. 79, p. 75 – 89, jan. 2009.

28 comentários:

  1. Sem duvida alguma a tecnologia precisa estar presente e a disposição do aluno na escola. Além da praticidade no dia a dia é necessário que o aluno possa acompanhar a rapidez das mudanças da tecnologia, das informações e da sociedade em geral.
    O texto coloca com muita propriedade o assunto ... parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Pois é... E agora Professor? A tecnologia aliada ou vilã?
    O professor deverá ter o cuidado para não generalizar os alunos "modem" com os "sem modem", no entanto, não se pode ignorar a tecnologia que vem com uma rapidez alucinante até nossos alunos, em nossas casas. A tecnologia nos transmite novos valores de Educação. O educador deve arquitetar esta tecnologia em favor do aluno e ser um multiplicador desses ensinamentos tecnológicos, tanto na escola como na comunidade onde está inserido, de acordo com o texto.
    Texto muito bom... parabéns!

    Terezinha Salete Bierhals.
    Diretora EJA central de Fraiburgo

    ResponderExcluir
  3. Tudo tem o lado positivo e negativo, não podemos negar que a tecnologia é essencial em nossas vidas, e que facilitou muita a vida de todos, porém deve saber ser usada e não abusar demais desse tipo de tecnologia, hoje o google, por exemplo serve de grande auxilio, mas também de vilão, pois é uma ferramenta não só usada para pesquisa e sim para o copiar e colar. Em fim, os professores devem sempre estar se atualizando e tentando encontrar maneiras de evitar que o aluno fique somente no ctr C, ctr V.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza esse texto nos faz parar e pensar se somos ou queremos ser educadores ou simplesmente deixar os alunos tem mais avanço que nós. A tecnologia tem o seu bom lado,mas há também um lado negativo,pois como está no texto,tudo é prático e fácil,vai de nós educadores sabermos utilizá-la de uma maneira sadia,e ao mesmo tempo incentivar os alunos ao uso adequado e educativo.Deixá-la de lado jamais e sim aproveitá-la para uma aula diferenciada e instigante para com os alunos.Vamos lá educadores os recursos estão ai,vai de nós se queremos ficar parados ou não!!!

    ResponderExcluir
  5. Certamente a era da tecnologia veio para agilizar os processos, ao mesmo tempo em que pode nos escravisar e nos deixar preguiçosos para pensar e criar. Por isso educadores muito cuidado com esta ferramenta, que pode ser uma forte aliada ou uma vilã em potêncial. Algumas crianças não tem conhecimento suficiente para decidir sobre o que está certo ou errado..., o que vai prevalecer então é o que é mais cômodo, rápido e prático.... cabe aos pais e educadores esta tarefa de diferenciar a informação do conhecimento.

    Viviane Bierhals

    ResponderExcluir
  6. Estamos vivendo a era da informática, época de desafios, da busca pelas alternativas que auxiliam no acompanhamento da evolução humana. Sendo assim é fundamental que a educação escolar explore e alie-se a essas tecnologias,pois numa sociedade en que os avanços tecnológicos são uma constante o uso da mesma deve ser comum.( casa, trabalho, lazer e escola). Pois é assim que a escola poderá diminuir a distância entre os conteúdos de sala e a realidade do educando.
    Professor Sandro Emanuel Caripuna

    ResponderExcluir
  7. O novo mundo digital invade a escola e o professor se vê obrigado a se agregar a essa nova comunicação. Este recurso pode favorecer o aprendizado, estabelecendo uma parceria entre aluno e professor no qual a troca de conhecimentos é constante, havendo uma interação mútua que promove a construção do conhecimento. A educação escolar de hoje, deve preparar os indivíduos, do século XXI em que o uso da tecnologia esteja na vida diária de cada pessoa e para que cada aluno possa usufruir das inúmeras vantagens e dos mais variados conhecimentos que estas tecnologias nos proporcionam.
    Entretanto, ainda estão muito presentes na escola os métodos tradicionais, aqueles que dizem respeito a cópia, transcrever, destacar, resumir e memorizar.
    Nesse preceito o uso das tecnologias requer um professor facilitador do processo ensino aprendizagem e que no trabalho com este recurso melhore o acesso à informação e o desenvolvimento do saber. Penso que o futuro é determinado pelas escolhas do presente. Os professores têm a opção de se recostar e deixar as mudanças invadirem seu mundo e, só então, reagir; ou de participar ativamente na moldagem do futuro.

    Mosara Taine de Oliveira
    Tecnologa em Gestão Pública

    ResponderExcluir
  8. Nos dias atuais,estamos rodeados de tecnologias.Qualquer lado que olhamos podemos perceber como tudo está avançado,principalmente nossos alunos.Agora temos que ter a consciência de que é de nossa responsabilidade não ficarmos para trás,ir em busca de conhecimentos e renovação, para que consigamos nos achegar a eles.Para isso a busca de informações é necessária e indispensável.Como diz o texto e agora professor,vai ficar parado ou prosseguir em busca de novos métodos tecnológicos?

    ResponderExcluir
  9. concordo plenamente com o texto,pois a tecnologia esta ai e precisamos dominá-la do melhor modo possível,se soubermos tirar proveito é uma aliada muito forte para nos auxiliar.
    tanto em sala como em nosso aprendizado.O professor precisa estar preparado para esta nova era e diante dessa nova situação é importante que o professor possa refletir sobre essa nova realidade, repassar sua prática e construir novas formas de ação que permitam não só lidar com essa nova realidade, mas também construí-la e para que isso ocorra, o professor tem que irpara o laboratório de informática dar sua aula e não deixar uma terceira pessoa fazer isso por ele.
    Parabéns pelo texto

    ResponderExcluir
  10. Penso que, com o avanço da tecnologia precisamos estar atualizados e preparados para desafios que nos deixam perplexos e nos deixam muitas vezes nos sentindo impossibilitados de competirmos com a era da informatização.Esse texto nos faz refletir que essa praticidade está de uma certa forma prejudicando os alunos a entender a essência daquilo que se quer aprender. É o futuro moderno sem grandes comprometimentos, aonde o fácil se torna alvo daquilo que se quer atingir apenas o "diploma".

    Adorei esse texto.... Parabéns, porque essa é a grande realidade na educação o tal do copia e cola ou simplifiado aina ms crl C crl v. e belê.....

    ResponderExcluir
  11. A informática atua também no sentido de deixar o aluno mais preparado para enfrentar o mercado de trabalho.
    Haja vista a nescessidade cada vez maior do conhecimento em informática
    para concorrer um bom emprego.

    Parabéns o texto diz tudo

    Tatiane Fadani

    ResponderExcluir
  12. Estamos vivendo uma era tecnológica, e como não poderia ser diferente, ela está invadindo os espaços escolares e assim surge o grande desafio para toda a comunidade escolar: como integrar os recursos tecnológicos à prática pedagógica?
    Sabemos das vantagens em poder contar com as tecnologias no processo educacional e acredito que para desenvolver um trabalho pedagógico integrando as mídias na educação é fundamental a capacitação dos professores, pois segundo Valente o professor precisa assumir uma postura de “criador de ambientes de aprendizagem e facilitador do processo de desenvolvimento intelectual do aluno”.
    Concordo plenamente com a afirmação do grupo quando nos colocam que “as tecnologias devem estar interligadas na construção do Projeto Político Pedagógico”, pois além da formação continuada dos professores, para que o trabalho com os novos meios digitais tenha sucesso, precisamos contar com Projetos Político Pedagógicos bem elaborados e que possuam em seu contexto as TICs, além disso o trabalho com projetos interdisciplinares propicia a integração dos recursos midiáticos contribuindo assim, para uma aprendizagem significativa.

    Jussara Bridi
    Diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Fraiburgo
    Formadora pelo Proinfo Integrado
    Cursista da Especialização Tecnologias em Educação - PUC/Rio

    ResponderExcluir
  13. Companheiros na Educação, penso que as tecnologias não são "nem bandidos, nem mocinhos". São sim, instrumentos que podem favorecer a aprendizagem ou servir de campo da mediocridade, se tratando por exemplo, no último caso, das ideias prontas, simplesmente
    plagiadas como se fossem uma produção própria. E o que é pior, o professor, que trabalha muito para sobreviver e, tem pouco tempo para pesquisar, as vezes nem se dá conta disso. Nós professores, de modo geral, estamos muito aquém dos nossos alunos no manejo das parafernálias eletrônicas.

    A escola não pode mais ignorar as tecnologias, elas são uma nova linguagem que temos que dominar, se queremos sobreviver. Por outro lado, por si só não trarão melhorias na educação escolar. Terão que ser muito bem utilizadas no espaço escolar. Assim como o livro não utilizado não cumpre sua função, o mesmo acontece com os demais instrumentos.

    Anete M. Carvalho
    Coordenadora da Educação Infantil - SME

    ResponderExcluir
  14. Como disse a Tere, a tecnologia aliada ou vilã? A tecnologia é uma grande aliada quando o professor não se torna escravo da mesma, é preciso ter conhecimento, estar preparado para os anseios da tecnologia, mas ter conciência que o trabalho do professor ainda é o mais importante na formação do aluno.

    ResponderExcluir
  15. Eu achei muito importante a tecnologia na escola pois ela acaba ensinando cada vez mais os alunos.

    6ª Série A

    ResponderExcluir
  16. Eu achei muito legal porque ensina coisas novas para os alunos de todas as séries.

    6ª Série A

    ResponderExcluir
  17. E importante a presença da tecnologia na Escola para ajudar o desenvolvimento dos alunos.
    6 serie A

    ResponderExcluir
  18. Os alunos devem aprender mais ao decorrer
    dos tempos com a evolução da tecnologia.
    6ª Série A

    ResponderExcluir
  19. A tecnologia sem duvida é importante no mundo todo e na educação para aprendizagem do aluno das escolas municipais e estaduais.

    ResponderExcluir
  20. Eu achei muito bom a tecnologia na escola Santo Antonio.Porque podemos saber mais as coisas que possa nos ajuda na nossa educação.

    6ª Série A

    ResponderExcluir
  21. Esse texto é muito bom pois fala tudo o que a gente pode aprender e entender e fala sobre a educação na escola e fora da escola,na escola a gente também aprende a mexer na internet muitos que não sabe aprende e quem sabe ajuda e tambem aprende

    ResponderExcluir
  22. A tecnologia deve estar presente na nossa vida. Por que usamos a tecnologia para aprender mais para adiquirir novos contatos.

    6ª Serie A

    ResponderExcluir
  23. A tecnologia esta relacionada a escola.
    6 serie A

    ResponderExcluir
  24. Acho que a tecnologia avançou, mas esta prejudicando a sociedade com a perda de tempo no google,e também nos sites.
    6ª série A

    ResponderExcluir
  25. Dionatan De Oliveira6 de abril de 2010 às 10:56

    Eu concordo porque com a tecnologia trás mais informações
    6ª série A

    ResponderExcluir
  26. Com certeza colegas professores, já está na hora de inserirmos as tecnologias no cotiano escolar. Estamos correndo atrás do prejuízo, já que nossos alunos já vem de casa com conhecimentos tecnológicos que fogem ao nosso alcance, mas, sempre é tempo de começar,aprender e reapreeder.

    ResponderExcluir
  27. Já não era sem tempo da escola abrir as portas para as tecnologias, sem esquecer da necessidade de preparar o profissional que irá utilizar esses recursos em sua prática pedagógica, pois de nada adianta encher as escolas de equipamentos sem que haja preparo dos sujeitos.
    Muito oportuna a abordagem que os colegas educadores fizeram em seu texto trazendo a tona essa temática de grande repercussão e fruto de preocupações no meio acadêmico.

    Cirlei Dias
    Professora SAEDE/DA/DV

    ResponderExcluir
  28. Bom saber que são muitos os profissionais procupados com a preparação dos educadores, afim de encarar com seriedade e responsabilidade as tantas ofertas tecnológicas que são apresntadas aos nosssos alunos diariamente, e que por consequência, é um dever do educador em acompanhar estes avanços e insentivar os alunos a usar de maneira correta e proveitosa
    Parabéns aos pós graduandos pela preocupação com este assunto tão relevante.

    Lucimar Gaio
    Professora de educaçao infantil

    ResponderExcluir