28 de fevereiro de 2013

Olimpíada de Geografia

No dia 02/03/2013 acontecerá a Segunda Etapa do DESAFIO NATIONAL GEOGRAPHIC 
( Olimpíada de Geografia) na cidade de Lages. 

A E.B.M. Santo Antonio participa com três alunos:

Drielly Moreira
Suzane da Silva
Milena Campagnaro

Professora responsável Lúcia Panisson

Esta Olimpíada conta com três fases:
Primeira fase: Local -13/11/2012 (na escola)
Segunda fase: Regional - 02/03/2013 (Lages)
Terceira fase: 26/04/2013( à definir)

21 de fevereiro de 2013

SALA DE INFORMÁTICA

 Os alunos do Pré com a  professora Viviane e professora Aline, também contemplaram a sala de informática com aulas dinâmicas, utilizando de jogos de quebra-cabeça e jogos de pinturas.




20 de fevereiro de 2013

AULA NA SALA DE INFORMÁTICA

Hoje, os alunos da oitava série "B" ampliaram seus conhecimentos na disciplina de Artes, com a professora Maria Cristina. Pesquisaram sobre a "História da Arte" e com a produção de slides concluirão seus trabalhos.







18 de fevereiro de 2013


E AÍ GAROTADA DA ESCOLA SANTO ANTONIO, VAMOS ESTUDAR!!
 O ESTUDO DIÁRIO É O SEGREDO DO BOM DESEMPENHO ESCOLAR

É comum vermos os jovens estudantes do ensino médio tentando fugir de estudar em casa, mas é importante que eles tenham em mente a importância do estudo diário e não só na véspera da prova. O estudo em casa deve ser uma tarefa contínua, porque o conteúdo programático dessa fase da educação é muito extenso e por muitas vezes podem existir dificuldades de aprendizado ou de fixação e memorização.

Para combater este mal, tantas vezes corriqueiro no dia a dia dos adolescentes, é preciso que eles façam a experiência de estudar diariamente por, pelo menos, um mês e verificar se o “sacrifício” compensa ou não. Com empenho vai ser fácil perceber o quanto estudar será fácil, as aulas se tornarão mais interessantes e as provas serão feitas como se fossem exercícios da tarefa de casa.
 
Como começar

Primeiramente, coloque como meta o ato de não estudar só na véspera da prova e jamais utilizar o período da madrugada para estudar. Além de não haver concentração suficiente nesta hora, o aluno fica com sono e não presta atenção na aula do dia seguinte. O ideal é criar um programa de estudos que acompanhe as suas aulas no colégio. Por exemplo, se durante a manhã você tem aula de Português, História, Geografia e Física então reserve quatro horas do seu dia para revisar o conteúdo dado em sala de aula e resolver exercícios (a única forma de se treinar as disciplinas exatas é resolvendo exercícios).

Mas, atenção! Quatro horas é um tempo suficiente para se dedicar ao estudo em casa (sem contar o tempo que fica na escola), mas se você precisar ficar um pouco mais de tempo para estudar para uma prova, por exemplo, não se esqueça de jamais ultrapassar cinco horas, sob pena de o seu esforço ser em vão. Afinal, o seu cérebro também precisa descansar e depois de certo tempo entra em sobrecarga e o conteúdo literalmente “se esparrama” da sua cabeça, não fica nada. Portanto, sem exageros!

O estudo diário ajuda a prevenir os desesperos de véspera de prova, já que estudando só no último dia você vai adquirir dúvidas que não poderão ser sanadas pelo professor. Mas, se você está com o conteúdo em dia e resolver dar uma revisada um pouco antes da prova, cuidado! As informações lidas por você nesse período poderão criar falsas associações e destruir o trabalho de um mês inteiro! Nesse tempo o melhor é relaxar, manter uma respiração calma e esvaziar a mente para que o conteúdo pedido nas questões flua naturalmente.

E lembre-se que além de estudar é preciso reservar um tempo para o lazer e para praticar exercícios, que ajuda a eliminar a tensão do cotidiano e prepara o corpo para aguentar mais uma maratona de estudo.
Por Marla Rodrigues
Equipe Brasil Escola