30 de maio de 2011

Passeio na Serraria Balestrin






As serrarias foram a primeira fonte econômica de nosso município. Hoje encontramos poucas serrarias ativas na nossa cidade. Os tempos são outros, mas a atividade não é menos importante. Os alunos do 1º ano matutino, 2º ano matutino e 5º ano matutino foram com suas professoras conhecer a Serraria Balestrin, ainda ativa em nosso bairro. Foi uma aula MARAVILHOSA. Os proprietários  responderam perguntas e fizeram questão de mostrar aos alunos todos os detalhes do processo. Agora estamos preparando uma linda foto para presenteá-los, agradecendo a hospitalidade. Esta atividade também faz parte das comemorações dos 50 anos de Fraiburgo.

HORTA ESCOLAR PRONTA PARA RECEBER MUDAS

Na última semana a Horta Escolar da EBM Santo Antônio ficou pronta. Vários alunos participaram da organização juntamente com o Professor Everaldo.






São 9 canteiros prontos para receber as mudas. Toda a Horta foi cercada com tela e coberta com sombrite para evitar que animais entrem no local. Nos próximos dias os primeiros plantios serão feitos.
Uma horta escolar, além de produzir  alimentos que serão utilizados na merenda escolar deve ter a participação de professores que a percebam como um espaço a mais para dinamizar suas aulas.




13 de maio de 2011

PROJETO SAÚDE NA ESCOLA- PAPO QUENTE COM ADOLESCENTES

Concurso para a escolha do logotipo 
Durante as atividades realizadas em sala de aula sobre o projeto em destaque, a professora de ARTE Rosane R. dos Santos propôs que seus alunos criassem um logotipo referente ao tema trabalhado. O resultado foi tão bom que decidimos fazer um concurso para a escolha do melhor logotipo, o qual será encaminhado à SME, além de fazer parte de todos os relatórios referentes ao projeto.
Primeiramente, gostaríamos de parabenizar todos os alunos que com capricho, dedicação e criatividade desenvolveram a atividade proposta pela professora.





OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia

 Nós marcamos presença na OBA 2011.
A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos do primeiro ano do ensino fundamental até aos do último ano do ensino médio. A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos. Ao final da OBA todos alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares.



Trabalhando com as sensações

A professora Aydir desenvolveu uma atividade muito interessante com sua turma de 2º ano. Para trabalhar as sensações criou uma atividade interdisciplinar aonde fez a contação da história "Chapeuzinho Vermelho" para trabalhar as sensações com os alunos. Em seguida fez com alunos as dobraduras dos principais personagens e os mesmos criaram sua ilustração.

ERA UMA VEZ UM GATO XADREZ

A professora Elionete Francescatto Konkol trabalhou a história Era uma vez um gato xadrez. Além de trabalhar as cores, trabalhou com coodenação motora e dramatização.
A professora da Sala Informatizada criou um filme com a história para que também possa ser passada no DVD.
Alunos realizando atividades:

REFLETINDO SOBRE O USO DA ESCRITA E SUAS FUNÇÕES SOCIAIS

As professoras Tatiana, Aydir e Marisa desenvolveram atividades com os alunos do 2º ano A e 5º ano A com o objetivo dos mesmos observarem os lugares que encontramos a escrita e sua função escolar e social.

PONTILHISMO

A professora Rosane R. dos Santos desenvolveu uma atividade sobre o pontilhismo com os alunos da 7ª Série A.
O POntilhismo é um estilo de pintura na qual as cores primárias são geradas pelo efeito visual produzido pela proximidade dos pontos pintados na tela com os pontos. Utiliza conceitos impressionistas e neo- expressionistas.

CUBISMO

Produção da 8ª B representando o movimento artístico "CUBISMO", que na pintura, representa o abandono do sentimento e da pintura- tema, reorganizando os espaços, estruturas e ritmos.
"Quando inventamos o CUBISMO, não tínhamos a menor intenção de inventá-lo. Apenas queríamos expressar o que estava em nós."
Pablo Picasso

Professora Elenice de Mellos