19 de agosto de 2010

Quadra de Basquete






Atividade de Educação Física;


Através da modalidade do basquete que esta sendo trabalhada na teoria e na prática, os alunos da 8ª série do período matutino da escola Santo Antonio, produziram o desenho da quadra de basquete através da sala informatizada, desenvolvendo então a coordenação motora. Os alunos se envolveram com entusiasmo e se divertiram realizando a atividade, alguns se destacaram colorindo e desenhando personagens como se fossem atletas. Atividade esta que pode ser trabalhada com todas as as turmas e com outras modalidades.

Professora: Ana Carla Souza

Uma viagem pela Europa

Os alunos da 8ª Série, após estudo breve dos países da Europa Ocidental deveriam criar um roteiro de viagem para um Sr. aposentado que gostaria de comemorar a cura de um câncer... mas sua façanha era fazer essa viagem de bicicleta. Depois de pesquisar muitos caminhos diferentes, a turma entrou em um consenso e decidiram que o roteiro seria: Itália, França, Bélgica e Alemanha. Após essa decisão, fixaram sua pesquisa nesses quatro países. A sala foi dividida em grupo e cada grupo pesquisou sobre um dos países: dados gerais, localização,distâncias, clima, relevo, vegetação e algumas curiosidades sobre os países.

Após, foi feito a socialização dos trabalhos

Professora Lucia




Sítio do Pica Pau Amarelo

Trabalho realizado com alunos do SAI pela professora Angela Rönnau.

18 de agosto de 2010

Festa Junina

A aplicação do projeto com os alunos do 3º Ano “A”, ocorreu de forma continua, através da troca de informações e de apropriação de novos conhecimentos, entretenimento e sociabilidade, vivenciando assim a nossa cultural brasileira.
Depois do Carnaval, o evento mais esperado do calendário brasileiro são as festas juninas,que animam todo o mês de junho com muita música caipira, quadrilhas, comidas e bebidas típicas em homenagem a três santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro.
Como é do conhecimento geral, fomos descobertos pelos portugueses, povo de crença reconhecidamente católica. Suas tradições religiosas foram por nós herdadas e facilmente se incorporaram em nossas terras, conservando seu aspecto folclórico. Sob essa base é que as escolas promovem, em nome do ensino, as festividades juninas, expressão que carrega consigo muito mais do que uma simples relação entre a festa e o mês de sua realização.
Em sua festa, São João é comemorado com fogos de artifício, tiros, balões coloridos. Os devotos também usam bandeirolas coloridas e dançam. Erguem uma grande fogueira com comida , danças, e vestuário típicos da festa, etc. Entoam louvores e mais louvores ao santo.
E no dia 16/08 foi realizada a festa junina interna da escola onde as crianças vivenciaram assim essa nossa cultura popular manifestada por todo o Brasil.





Frações

Para iniciar a aula foi realizada uma demonstração do conceito de frações usando maça.
Logo em seguida foi trabalhado as noções de frações usando o quebra cabeça.

Trabalhando com receitas





De um modo geral os alunos gostaram dessa atividade, pois é uma prática que não realizam em casa.
Essa atividade foi feita coletivamente, todos participaram e sentiram-se motivados.

Trabalho Realizado pela Professora Elisa









Professora Elisa Maria Maciel de Almeida
Trabalho sobre crendices e superstições


Durante as atividades realizadas com os alunos da 6ª série sobre o que é folclore, crendices e superstições, foi possível perceber o envolvimento de todos. Ao pesquisarem sobre o tema na Sala Informatizada, puderam descobrir muitas coisas que depois foram socializadas com o grupo. Pode-se perceber que a proposta envolveu e animou os alunos ao iniciarem o trabalho que faremos durante o mês de agosto. Ao fazerem os desenhos sobre as crendices e superstições, muitos se destacaram nos trabalhos. Os alunos puderam ampliar o conhecimento ainda mais conversando com os pais, avós, vizinhos, etc.

Viajando no mundo mágico da leitura


Esse projeto de leitura, venho desenvolvendo algum tempo, pois não só os alunos que freqüentam o apoio pedagógico, mas principalmente esses, precisam de muita leitura, para abrir novos horizontes, enriquecer seu vocabulário . Precisam de muita motivação para a leitura. Ter ido com eles na sala de informática, onde escolheram e fizeram sua leitura, alguns em dupla, outros individuais, foi muito bom.Mas muito bom mesmo, pois teve alunos que foram alem da proposta, leram até charadinhas, anotaram, e na hora do reconto, faziam as perguntas. Todos participaram, e mais do que isso, ficaram motivados a lerem outras historinhas. Me chamou a atenção, onde um aluno me relatou que gostou de ler na sala informatizada, porque, podia aumentar ou diminuir o tamanho real dos desenhos e letras. Todos os alunos se envolveram e desenvolveram a atividade com sucesso.













Professora Milene
Apoio Pedagógico

Vídeo: Viajando no Mundo da Leitura